Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

Principais Guerras e Crises.



Dentre as alterações provocadas nos preços do petróleo podemos analisar as causas relacionadas a importantes crises no Oriente Médio. Podemos destacar, devido a sua grande importância política e econômica na história do petróleo, os seguintes fatos:
 
•    Criação da OPEP (1960)
Vítimas do imperialismo desde o início do século XX, os detentores das maiores reservas de petróleo se uniram e criaram em 1960 a OPEP organismo que os protegeria oscilações do mercado, oscilações essas que sempre eram “criadas” pelas grande potências consumidoras.

•    Guerra de Yom Kippur (1973)
Esta guerra aconteceu em 1973 e envolveu o Egito e a Síria contra Israel. Como os judeus mantiveram as áreas ocupadas em 1967(Colinas de Golã, Faixa de Gaza, Sinai e Cisjordânia, conquistadas na Guerra dos Seis Dias, outro conflito árabe-israelense), Síria e Egito fizeram um ataque surpresa a Israel durante o feriado judeu de Yom Kippur, o dia do perdão. Os israelenses responderam violentamente à ofensiva, mas os egípcios chegaram a penetrar 15 quilômetros em território judeu. Damasco, na Síria, foi bombardeada e as tropas egípcias no Sinai foram isoladas. O conflito armado terminou em impasse e os israelenses não alteraram o território conquistado nas guerras anteriores. Sob a interferência dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU, foram feitos acordos de cessar-fogo em 1973, 1974 e 1975. Em 1973, a Questão Palestina ganhou destaque internacional após a Guerra do Yom Kippur e o petróleo começou a ser usado como arma pelos Estados árabes quando a OPEP boicotou o fornecimento aos países que apoiavam Israel. O aumento dos preços, detonado pela guerra, gerou uma crise mundial que derrubou bolsas de valores de todo o mundo e causou uma inflação em vários países.

•    Crise do Petróleo (década de 70)
Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou.
Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.

•    Guerra Irã-Iraque (1980)
Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o Oriente Médio.
No ano de 1980, o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta acabaria com a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência. Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980,  ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos em petróleo. O Iraque depois de algumas derrotas conseguiu o apoio de EUA e URSS, porém não houve vencedores, apenas um acordo de cessar fogo já que as economias estavam destruídas.

•    Guerra do Golfo (1990)
A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas invadirem o Kuwait. Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo, além da acusação de roubo do petróleo. Com isso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento. Havia também outro problema envolvendo os dos países do Oriente Médio. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.O Iraque foi derrotado (o cessar fogo foi aceito em abril de 1991) e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU.  Milhares de soldados e civis morreram ou ficaram mutilados nesta guerra e os prejuízos econômicos também foram gigantescos. Porém, Saddam Hussein continuou no poder do Iraque e reorganizou, com o passar dos anos, a economia e o exército iraquiano.
*Algo relevante nesse conflito foi o uso do denominado “ecoterror”, que foi feito com despejo de petróleo no golfo Pérsico e, quase ao final da guerra, incêndio das instalações petrolíferas do Kuwait. Esses derrames causaram danos severos nos recifes e no fundo do mar. Sendo as águas do Golfo calmas e pouco profundas, o petróleo levou mais tempo a dispersar do que em mar aberto.

•    Guerra EUA-Iraque (2003)
Desde os ataques terroristas em 2001, os EUA começaram a alertar o mundo sobre um novo perigo e um novo “Eixo do Mal”, o terrorismo. A caçada aos terroristas começou pelo Afeganistão e culminou com a invasão do Iraque em 2003, sob a alegação de que esse país detinha armas nucleares, o que não foi comprovado. Na verdade, o que interessava aos EUA, era o controle econômico daquela região, rica em petróleo. Derrubado o regime do ditador Saddam Hussein, os EUA mantêm a ocupação no território até os dias de hoje.


As crises do petróleo podem ser provocadas, a maioria, por conflitos no Oriente Médio, que limitam a produção e elevam o valor. O nível de consumo de um importador interfere no preço, o que reforça a lei da oferta e procura.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen