Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

Como temos contato com a energia e a sua relação com a química




 A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis.
Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de renome por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem um virada radical em direção à energia nuclear como forma de
combater o aquecimento global.  
Cerca de 500 vezes mais comum que o ouro, o urânio está alojado em rochas simples a poucos metros de profundidade. Nas minas, ele vira um pó amarelo, o “yellow cake”.
Existem três tipos de urânio. O mais raro é o isótopo 234 e o mais comum é o 238 (compõe 99,3% do total.) O urânio 235 é mais instável: suas ligações quebram facilmente, por isso é o preferido das usinas. Para usar urânio como combustível é preciso enriquecê-lo: misturar um pouco de U 235 ou U 238.

>> Ponto positivo e negativo:
  • Positivo: Não emite gases que causam o efeito estufa, por isso não contribui com o efeito estufa.

  • Negativo: Requer uma solução de milhares de anos para o armanezamento do lixo nuclear e pode facilitar a produção de bombas.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen