Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

Derivados do Petróleo





Para entender a diversidade contida no petróleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino é tão importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:


  •  Resíduos: São os derivados sólidos e mais pesados do petróleo. Alguns deles são: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras.  Também serve como material inicial para fabricação de outros produtos.
    Cadeia: 70 átomos de carbono ou mais
    Faixa de ebulição:  maior do que 600°C.   

  •  Petróleo pesado ou óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário na fabricação de outros produtos.
    Faixa de Ebulição: varia entre 20 a 70 átomos de carbono.
    faixa de ebulição: de 370 a 600°C
  •  
  •  Óleo lubrificante: são substâncias utilizadas para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis das máquinas. Podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).  As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade e a densidade.
    Cadeia: 20 a 50 átomos de carbono
    Faixa de ebulição: de 300 a 370°C



  •  Óleo Diesel: É constituído basicamente por hidrocarbonetos e baixas concentrações de oxigênio, enxofre e nitrogênio. Produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão.
    Cadeia: 12 ou mais átomos de carbono
    Faixa de Ebulição: de 250 a 350°C 

  •  Querosene: O querosene possui diversas características específicas como uma ampla curva de destilação, conferindo a este um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de fulgor que oferece relativa segurança ao manuseio.  Ele é um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel, obtido por destilação fracionada do óleo cru. Sua aplicação vai desde líquido para limpeza até como combustível para aviação.
    Cadeia: de 10 a 18 carbonos
    Faixa de Ebulição: de 175 a 325°C

  • Gasolina: Extremamente usada em motores endotérmicos, principalmente em automóveis. A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc.
    Cadeia: de 5 a 12 carbonos
    Faixa de Ebulição: de 40 a 205°C

  •  Nafta:  É um derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica (“nafta petroquímica” ou “nafta não-energética”) na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos. A nafta energética é utilizada para geração de gás de síntese através de um processo industrial (reformação com vapor d'água). Este gás é utilizado na produção do gás canalizado doméstico.
    Cadeia: de 5 a 9 átomos de carbono.
    Faixa de Ebulição: de 60 a 100°C.


  • GLP: é um dos combustíveis alternativos mais utilizados atualmente no mundo. Em muitos lugares, ele não se trata de um combustível alternativo: o GLP é o principal combustível para aquecer e cozinhar em certos lugares da Índia, algumas áreas rurais dos EUA e é amplamente utilizado no Brasil, principalmente para cozinhar.
    Cadeia: de 1 a 4 átomos de carbono (metano, etano, propano e butano)
    Faixa de Ebulição: menos de 40°C.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen