Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

Curiosidades sobre o petróleo




#PETRÓLEO – OS DONOS DO “PEDAÇO”
A Arábia Saudita é o país com a maior reserva de petróleo do mundo, com 265,3 bilhões de barris – 100 bilhões a mais do que o segundo colocado, o Iraque. Isso representa 25% das reservas de petróleo do mundo. Esse produto é, literalmente, o grande combustível da economia saudita. O setor responde por 45% do PIB e 90% das exportações do país e emprega mais de 40% da mão-de-obra local.

# FERIADO DO PETRÓLEO?
Não chega a ser um feriado mas dia 29 de setembro é o dia mundial do petróleo


# COMO É FEITA A LIMPEZA EM CASO DE VAZAMENTOS DE PETRÓLEO?

No Brasil, a maioria das plataformas petrolíferas existentes está em águas profundas. Quando um acidente de petróleo ocorre ou escapa óleo de um navio petroleiro ou mesmo de um oleoduto, as equipes de limpeza precisam agir rapidamente para tentar diminuir o impacto do acidente.  Os técnicos especializados, “a equipe de limpeza”, conseguem diminuir o impacto causado pelo acidente, cercando a mancha de óleo para evitar que ela se espalhe e continue contaminando rios ou até mesmo o mar.
Após este processo, eles iniciam a recuperação da área, separando o óleo da areia e da água, assim após estes processos, o óleo pode ser reaproveitado. O processo de extração de petróleo é considerado como uma atividade de alto risco ambiental, mesmo com todos os cuidados tomados pelas equipes de extração.  Um dos mais graves acidentes ocorridos no Brasil (especificamente na baía de Guanabara) foi em janeiro de 2000, quando um duto se rompeu e lançou ao mar mais de um milhão de litros de petróleo, afetando vários quilômetros do manguezal e provocando a morte de vários animais.

# Biodiesel de Borra de Café

Cientistas da Universidade de Nevada, EUA, comprovaram que a borra do café é eficiente para produzir biodiesel. As experiências foram realizadas com grãos e borras descartados de uma grande rede de cafeterias americana.
O potencial energético da borra de café é tão bom quanto o da soja e da palmeira.
A borra contém de 11% a 20% de óleo que pode ser convertido em biodiesel, e a soja e a palmeira 20% de óleo.
Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
Se a idéia der certo, países produtores de café, como o Brasil, se beneficiariam com o promissor combustível. (Fontes: Revista DBO Agrotecnologia. Site ABIC.)

# La Brea Tar Pits:




Um famoso sítio de piche, localizado em Hancock Park, em pleno centro da cidade de Los Angeles, Califórnia. Há cerca de 40 mil anos, o petróleo começou a escapar através do labirinto de fissuras e rochas permeáveis, criando centenas de piscinas pegajosas. As crateras de piche eram um local especialmente perigoso para animais e plantas, pois os que vagavam ali eram apanhados e vinham a morrer. Predadores também foram apanhados, quando entravam para capturar animais que haviam ficado presos, ficando também aderidos. Como os ossos dos animais afundam no asfalto, eles se fossilizam, tornando-se marrom-escuros ou pretos. Porções voláteis do asfalto evaporam, deixando uma substância mais sólida, que se prende aos ossos. Além dos fósseis de grandes mamíferos, o betume também preservou vários pequenos "microfósseis", madeira e restos vegetais, e muitos grãos de pólen. O resultado é uma incrivelmente rica coleção de fósseis datados da Última Era do Gelo.
Algumas das espécies pré-históricas associadas com os poços de piche de La Brea são as de mamute, lobo-pré-histórico, urso-de-cara-curta, preguiça-gigante e o tigre dente-de-sabre. Apenas um ser humano foi encontrado, um esqueleto parcial de mulher, datado de aproximadamente 9.000 a.C.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen