Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

Gás Natural Veicular - GNV






Os carros movidos a Gás Natural Veicular - GNV necessitam de uma manutenção mais apurada. No Estado do Rio, como tem um bom desconto no IPVA, 75%, acredita-se que é ainda mais vantajoso adquirir esse tipo carro, pois, além do menor preço desse combustível, rende mais em termos de km por m3. Um carro 1.0, por exemplo, com 16 válvulas fez, na estrada, com velas recentemente trocadas, 18 km/m3.

Se você tem carro movido com este combustível preste sempre atenção em seu desempenho, pois não é tão menor como muita gente pensa. Dois dos fatores que fazem diminuir seu desempenho é o redutor de pressão do gás (vide figura) sujo e velas utilizadas por mais de 20.000 km. Deve-se providenciar a limpeza do redutor de pressão e troque as velas, regularmente. Outro fator que influi fortemente no desempenho, não somente dos carros a GNV, mas nos de outros combustíveis é o entupimento do catalisador. O catalisador tem a função de filtrar os gases provenientes do motor, após a queima do combustível, com o objetivo de poluir menos o meio ambiente.

Normalmente, ele tem vida útil de 80.000 km. Preste bem atenção no desempenho de seu veículo e verifique as causas pois quando o catalisador entope ele cai consideravelmente e, o entupimento vai aumentando aos poucos, sem que você perceba. Quando está muito entupido o carro não passa de poucos km por hora e o escapamento dos gases fica retido, o que pode danificar outras peças como mangueiras, juntas, bobina, etc. Um sintoma do seu entupimento é a ocorrência do baixo desempenho do veículo, com um forte aquecimento da área próxima à alavanca de troca de marchas.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen