Este blog foi desenvolvido com o intuito de explicar de forma clara e sucinta um tema discutido além dos laboratórios. Através de um grupo de super-heróis mostramos como as energias que usamos hoje, mesmo algumas poluentes, são super importantes para o mundo. Já fizeram e fazem história. Cada super-herói e seu mascote representam uma forma de energia que utilizamos. Além dessa Super Liga Energética, temos também curiosidades da química, vídeos explicativos e muito mais...


Aprenda, pesquise e divirta-se neste território onde

sempre rola uma Química!

O pré-sal





 O que é?
O petróleo do pré-sal está em uma rocha reservatório localizada abaixo de um camada de sal nas profundezas do leito marinho. Este petróleo é formado por microorganismo  chamados fitoplâncton e zooplâncton que viviam em suspensão nas aguas  e acabaram misturando-se a outros sedimentos, areia e sal formando camadas de rochas cheias de matéria orgânica, que deram origem às rochas reservatório. Essa matéria orgânica sedimentada no fundo do oceano, soterrados sob pressão e oxigenação reduzida, degradaram-se muito lentamento e com o passar do tempo, transformaram-se em petróleo.


O pré-sal no Brasil
 As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média e alta qualidade porque o sal conserva a qualidade do petróleo . O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral do Espirito Santo até Santa Catarina, cerca de 800 km cobrindo uma area de 160 000 Km², englobando três bacias sedimentares (Espirito Santo, Campos e Santos) com profundidades que variam de 2 a 3 km de lâmina d'água e entre 4 a 6 km  de sal.


Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos entre eles o Tupi(o principal) que tem uma reserva estimada pela Petrobras de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo enquanto a empresa britânica BG Group ( parceira do Brasil em Tupi, com 25%) divulgou a capacidade de 12 a 30 bilhões de barris e a empresa portuguesa Galpa (10% do projeto) confirmou o número da BG. Estimativas apontam que a camada no total pode conter algo próximo a 100 bilhões de barris de óleo em reservas,o que poderia passa-lo a oitavo ou nono lugar, posições ocupadas por Venezuela e Nigéria respectivamente no ranking das maiores jazidas petrolíferas o que colocaria o Brasil entre os 10 maiores produtores do mundo.

Contudo os investimentos devem ser altíssimos, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada é de alto custo. Acredita-se que por volta de 2016 estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala.
 

Há uma especulação de que a camada pré-sal seja interligada, formando uma gigantesca reserva. Por conta disso será feita uma nova sísmica que permitirá uma avaliação mais aprofundada da região.Caso seja comprovado a Petrobras se reunirá com as empresas detentoras de blocos na região junto a ANP para discutir como será a gestão futura, mesmo se essa unitilização for comprovada até o início do ano que vem a Petrobras não pretende alterar o cronograma de exploração na área Tupi, que pretende realizar uma nova entrada no poço para dar início do teste de longa duração na área . No entando por causa dessa possível unitilização o governo decidiu que só retomará os leilões de concessão de exploração nas áreas situadas em terra e águas rasas, pois se a camada for única o Brasil ainda não tem regras de como leiloaria a sua exploração. Porém 38% do território do pré-sal já foi licitado.

A turma NM222 dedica esse blog ao Professor Léo Allen